Digital signature
Esclarecemos que toda tramitação de documentos dentro da UFSC está ocorrendo de forma digital, assim, a assinatura digital é OBRIGATÓRIA.
- Alguns tipos de assinatura conflitam com o SPA e simplesmente não é possível anexar o documento no processo.
- Também ocorre do documento apesar de assinatura válida, perder a autenticidade (alguns casos são por edição no documento pós assinatura)
- Documentos com assinatura manual digitalizada não tem validade.
Abaixo segue Passo a Passo para obter assinatura digital:
Com vinculo com a UFSC
https://e.ufsc.br/ajuda/como-assinar-um-documento-pdf-digitalmente-usando-o-siscd-online/
Sem vinculo com a UFSC
Podem realizar a assinatura por meio do link https://assinador.iti.br. Será necessário realizar um cadastro com seu CPF.
Caso sua conta seja simples, o cidadão é redirecionado a uma tela com todas as opções disponíveis para transformar a conta em verificada ou comprovada.
Feito isso, é possível retornar ao portal de assinaturas para assinar documentos, então:
1. Selecione/escolha o arquivo em pdf no computador ou dispositivo móvel;
2. Clique no documento, no local destinado a sua assinatura (posicione a assinatura);
3. Clique no botão “Assinar Digitalmente”;
4. Confirme o código recebido por mensagem SMS;
5. Salve o documento assinado clicando em “Baixar arquivo assinado”.
Em caso de dúvidas consulte o Portal de serviços digitais da UFSC: https://e.ufsc.br/assinatura-eletronica-avancada-do-gov-br/